Nem só de aves… (2)
Nem só de aves é feita a Mata Atlântica.
Centenas de mamíferos, répteis, peixes, anfíbios e insetos habitam esta exuberante floresta.
Além da lontra, mostrada em postagem anterior, macacos também são encontrados por aqui.
No dia 27 de Setembro, durante a 5ª Jornada Ornithos de Observação de Aves/2º IPAVE-PR, eu e o amigo Adolf nos deparamos com um casal de bugios ou guaribas (Aloutatta guariba clamitans).
O bugio está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 cm. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba, por isso é também chamado de “barbado” em algumas regiões.
A luz contra atrapalhou bastante e a qualidade da imagem está bem ruim. O macho não estava nada contente com nossa presença e deixou isso bem claro, assista ao vídeo no fim da postagem.
Constam na lista do Ibama como espécie vulnerável. O desmatamento ameaça a sobrevivência dos bugios de diferentes maneiras. A mais evidente é a retirada da vegetação, o que restringe seus ambientes a pequenos fragmentos isolados.
Nenhum comentário