Nyctidromus albicollis – Bacurau

O bacurau é uma ave caprimulgiforme da família caprimulgidae. Conhecido também como curiango, curiango-comum, ju-jau, amanhã-eu-vou (em Minas Gerais), ibijau, mede-léguas, acurana e a-ku-kú (nomes indígenas – Mato Grosso). Sinônimo científico: Nyctidromus albicollis (Gmelin, 1789). O seu nome é onomatopaico e deriva de sua vocalização.

Seu nome científico significa: do (grego) hydro = água; e psalis = tesoura; e do (latim) albus = branco; e collis = colo, pescoço, garganta. ⇒ tesoura d’água com garganta branca.
curiango

Mede cerca de 30 centímetros de comprimento. O macho apresenta uma larga faixa nas asas (observada em voo) e os lados da cauda brancos e a fêmea possui uma estreita faixa amarelada nas asas e somente a ponta da cauda branca.

Sai para se alimentar à noite. Captura insetos em voo.

Os ninhos são colocados diretamente no solo. Põe 2 ovos amarelo-avermelhados manchados de marrom. Os filhotes possuem uma camuflagem quase perfeita, pois possuem uma coloração muito semelhante à da folhagem seca do chão da mata e quando os pais abandonam o ninho, eles permanecem imóveis, sendo muito difícil visualizá-los. Tanto o macho como a fêmea cuidam dos filhotes.

bacurauAAComum em bordas de florestas, capoeiras abertas, campos com árvores isoladas, cerrados, capões de mata podendo também ser encontrado em matas secundárias e em processo de reflorestamento. Vive no chão. Só é visto durante o dia somente se espantado. Nestas ocasiões, voa curtas distâncias e logo volta a sumir em meio à vegetação rasteira, procurando se camuflar em meio as folhagens no substrato.

Ocorre em todo o Brasil, onde há florestas ou capoeiras, e também no extremo sul dos Estados Unidos, México, toda a América Central e do Sul (exceto o Chile). (fonte: Wikiaves).

Selecione 1080p HD nas configurações do player para melhor qualidade de imagem.

0
Pionus maximiliani – Maitaca-verde Tangara (Thraupis) ornata – Sanhaçu-de-encontro-amarelo

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe um comentário