Onychorhynchus swainsoni – Maria-leque-do-sudeste

A maria-leque-do-sudeste é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.

marialeque1

Mede 17 cm de comprimento. Essa curiosa espécie da família apresenta um cocar encrespado muito desenvolvido. O macho apresenta o leque vermelho e a fêmea laranja.

marialuque2Com seu bico chato em forma de pinça, captura insetos alados dotados de grandes asas tais como borboletas e libélulas, ou perigosos insetos dotados de ferrões venenosos, como certas mamangavas e vespas. As longas cerdas que cercam a base do bico ampliam sua capacidade de aprisionar grandes insetos. Após capturarem uma presa em pleno ar, retornam ao poleiro de onde partiram, batendo-a de encontro ao galho para se livrarem dos perigosos ferrões ou de suas grandes asas.

ninhomarialequeConstrói um ninho em forma de bolsa que mede de 0,6 a 2,0 metros de comprimento, com musgo, folhas secas, e outras fibras vegetais. Esses ninhos longos são tecidos na extremidade de galhos finos em bordas de encostas íngremes ou sobre córregos no interior de matas.

Ocorre na Mata Atlântica entre 0 e 800 metros de altitude, como substituta da maria-leque. Usualmente encontrados em casais, acompanham bandos mistos pelos estratos baixos, tanto na mata primária quanto na secundária.

Ocorre de Minas Gerais e Espírito Santo à Santa Catarina. (fonte: wikiaves)

O vídeo abaixo foi feito com a câmera na mão e ficou um tanto tremido. Para amenizar o movimento apliquei um slow motion. Filmado em Guaraqueçaba/PR.

Selecione 1080p HD nas configurações do player para melhor qualidade de imagem.

0
Drymophila squamata – Pintadinho Piculus flavigula – Pica-pau-bufador

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe um comentário