Projeto Ornithos

1- Introdução

Situada ao pé da Serra do Mar, e dentro do maior fragmento de floresta Atlântica remanescente, Morretes possui vasta diversidade biótica, tanto flora quanto faunística. Visando  este privilegiado patrimônio do município, e com o intuito de proteger, conservar e, principalmente,  difundir seu valor e importância socioambiental, desenvolveu-se o PROJETO ORNITHOS.

Atualmente, o projeto tem sua sede localizada no centro da cidade de Morretes, na casa de seu idealizador, Luciano Breves. Originalmente formado em Publicidade, Breves dedica-se tempo integral à conservação da biodiversidade, através da cinematografia da vida selvagem local (em especial aves), e da transmissão dessas imagens mundo afora, por ferramentas de internet.

 

foto1 foto2

 

Com apenas dois anos de atividades virtuais, o website do Projeto Ornithos esta disponível no www.ornithos.com.br e já se aproxima dos 500.000 visitantes de mais de 100 países.

 

Suas câmeras ao vivo, além de atrair turismo ecológico para a região, estará projetando Morretes a diversos países, sendo também utilizados nas escolas, universidades, centros de terceira idade e hospitais, proporcionando informações a estudantes, material didático para professores e levando oportunidade de contatos mais próximos com a natureza, ainda que virtuais, a portadores de deficiências.

foto3 foto4

 

Com o intuito de ampliar a abrangência de suas atividades, cinegrafando maior gama de espécies e ainda por disponibilizar, alem do espaço virtual, um espaço físico para educação ambiental e suporte para pesquisadores das áreas da Bio e Ecologia, o projeto possui o Rancho Ornithos. O Rancho está localizado na colônia prainha, lote 26, também no Município de Morretes, e contempla aproximadamente 11 ha de área total.

 

foto5

 

Nesta propriedade planeja-se instalar uma casa de madeira pré-fabricada de 105 m2, aproveitando fundação já existente, para que esta sirva como nova sede do projeto e como Centro de Promoção do Conhecimento da Vida Natural. Contudo a fundação existente situa-se a cerca de 5 metros de um pequeno córrego / vala de drenagem, de menos de meio metro de largura. Como a legislação florestal atual define uma faixa de proteção de 30 metros de qualquer corpo d água, a área pretendida constitui APP da propriedade, fato que gera desavenças frente ao órgão ambiental fiscalizador (IAP) para implantação da casa.

 

foto7 foto6

 

 

REALIZAÇÂO:

logo

 

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe um comentário