Projeto Ornithos: Apresentação do Projeto

5.1. Localização

O Rancho Ornithos está localizado no lote 26 da Colônia Prainha, no Município de Morretes, Paraná, Brasil. O acesso é feito pela Estrada do Itupava, também chamada de estrada da Prainha.

 

As coordenadas UTM do local são 711434 E 7187186 S.

Nas Imagens a seguir, estão em destaque o limite geográfico do Brasil, do Estado do Paraná e Morretes, a localização do terreno em relação ao município, e o detalhe da delimitação da área de interesse e ponto de referência mais próximo, a entrada para o Parque Estadual do Pico do Marumbi.

localizacaorancho areareserva

Área do rancho, com destaque do local pretendido para instalação da casa,

o ponto de referência mais próximo (Entrada do parque Estadual do Marumbi)
e a estrada do Itupava.
5.2. Características da propriedade O Imóvel possui 108.900,00 m² (cento e oito mil e novecentos metros quadrados), totalizando cerca de quatro alqueires. Através de informações obtidas em levantamentos de campo e através de imagens de satélite, estima-se que aproximadamente 95% da área seja coberta por mata nativa prístina.As únicas intervenções antropogênicas ocorrentes no local são a fundação previamente descrita, o muro frontal da propriedade, que de um lado confronta o lote 28, e do outro, terras devolutas.

 

5.3. Histórico da Matricula do imóvel

A cessão de direitos de posse do Imóvel é atualmente registrado sob escritura Pública, protocolo 0000240, livro 0150, folha 109 do Tabelionato de Notas e protesto de títulos.

 

Neste, ocorre a transferência dos direitos de posse do terreno para Luciano Amaral Breves, no dia de 23/04/2008.

 

5.4. Descrição da instalação pretendida

A casa modulada pretendida para instalação no local possui 77,42 m² de edificação e 30,92 m² de varanda, totalizando 108,34 m².

 

Esta foi encomendada e projetada com base nas dimensões da estrutura de fundação já existente no local, considerando as premissas apresentadas na seção 4 deste documento (Aspectos técnicos).Detalhes da planta da casa segue na figura abaixo.

 

casa

 

5.4.1 Construção Sustentável

O projeto atenderá os requisitos da Construção Sustentável, que por sua vez oferecerá diversas vantagens, como: utilização de materiais e técnicas menos agressivas ao meio ambiente, melhor aproveitamento dos recursos naturais renováveis, menor consumo de água, menor consumo de energia elétrica e maior qualidade e conforto interno.

 

Numa edificação residencial podemos dividir os itens sustentáveis em três grupos:

 

  1. Materiais: a utilização de materiais regionais (menos emissão por transporte), menos agressivos ao ambiente (menor emissão de CO2 e COV’s), materiais certificados (garantia de respeito ao meio ambiente e as leis trabalhistas), materiais de origem rapidamente renováveis, entre outros. Ex.: Cimento CPIII (menos emissão de CO2), Tintas e vernizes livres de COV’s;
  2. Energia: aproveitamento de iluminação e ventilação natural, equipamentos elétricos de alto desempenho energético, lâmpadas de baixo consumo, aquecimento solar para água, placas fotovoltaicas, geradores eólicos, fiação corretamente dimensionada;
  3. Água: louças e metais de baixo consumo, captação e aproveitamento de água pluvial, reaproveitamento de águas cinza, sistema de tratamento de esgoto.

Além do resultado positivo ao meio ambiente, ainda temos resultado positivo em termos econômicos com a redução nas contas de água e energia.

 

Cerca de 80% dos gastos com uma edificação se referem ao seu uso e manutenção e é nesse ponto que a construção sustentável gera economia e sustentabilidade.

 

Dentre essas classes dos recursos naturais citados, serão utilizados no Projeto Ornithos todas as ferramentas viáveis para deixar a estrutura em harmonia com a paisagem local, gerando o mínimo de impacto possível.

 

5.5. Hidrologia da área

A Bacia Litorânea no Estado do Paraná, Brasil, é coberta por Floresta Atlântica ainda bastante preservada, o que confere a região algumas características peculiares como biodiversidade, ecoturismo, área de proteção ambiental, entre outros.

 

 

A localização do Rancho Ornithos está na sub-bacia do Rio Nhundiaquára, o qual faz parte da Bacia Litorânea Paranaense. Esta sub-bacia possui extensão de 214 Km² e está localizada na vertente oriental da Serra do Mar, no Estado do Paraná. Seus rios constituintes são os rios Nhundiaquará, Ipiranga e Cachoeira.

 

O Rio Nhundiaquára é o mais próximo da propriedade Ornithos, passando a 35 metros de distância do Centro de Promoção do Conhecimento da Vida Natural (Ornithos). Esta sub-bacia possui cinco (5) principais afluentes, que são: Rio Mãe Catira, Rio Sagrado, Rio Marumbi, Rio do Pinto e Rio Saquarema. Estes rios possuem uma superfície de 311 Km², com afluentes que nascem na Serra dos Órgãos, do Leão, da Igreja e Canavieiras. De acordo com a Qualidade das Águas Interiores do Estado do Paraná, a disponibilidade hídrica superficial do Rio Nhundiaquára é de 12m³/s.

Apesar da identificação de todos esses afluentes, via analise de mapas hidrográficos da região, imagens de sensoriamento remoto e vistorias no local, não foi possível coligar a origem da contribuição do corpo hídrico existente na propriedade, devido ao fato de este encontrar-se canalizado a montante e a jusante da área pretendida.

Contudo, afigura-se em seguida mapa caracterizando os principais rios no entorno da propriedade e respectivas áreas de proteção permanentes (APPs).

5.6. Estudos cartográficosA seguir, serão expostos estudos cartográficos da área de interesse. São apresentados em ordem:

 

  • Localização da área pretendida em carta topográfica do IBGE;
  • Localização da área pretendida em carta topográfica do DSG;
  • Áreas de Proteção Ambiental e unidades de Conservação na região;
  • Planta situacional de modelo de elevação digital da região;
  • Mapa de caracterização de solos na região.

 

  1. Introdução
  2. Objetivo
  3. Aspectos Legais
  4. Aspectos Técnicos
  5. Apresentação do Projeto
  6. Atividades Desenvolvidas pelo Projeto
  7. Abrangência do Projeto Ornithos
  8. Benefícios Gerados pelo Projeto Ornithos
  9. Conclusões e Considerações Finais
  10. Equipe Técnica

 

REALIZAÇÂO:

logo

 

0

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe um comentário