Projeto Ornithos: Apresentação do Projeto
5.1. Localização
O Rancho Ornithos está localizado no lote 26 da Colônia Prainha, no Município de Morretes, Paraná, Brasil. O acesso é feito pela Estrada do Itupava, também chamada de estrada da Prainha.
As coordenadas UTM do local são 711434 E 7187186 S.
Nas Imagens a seguir, estão em destaque o limite geográfico do Brasil, do Estado do Paraná e Morretes, a localização do terreno em relação ao município, e o detalhe da delimitação da área de interesse e ponto de referência mais próximo, a entrada para o Parque Estadual do Pico do Marumbi.
Área do rancho, com destaque do local pretendido para instalação da casa,
A cessão de direitos de posse do Imóvel é atualmente registrado sob escritura Pública, protocolo 0000240, livro 0150, folha 109 do Tabelionato de Notas e protesto de títulos.
Neste, ocorre a transferência dos direitos de posse do terreno para Luciano Amaral Breves, no dia de 23/04/2008.
A casa modulada pretendida para instalação no local possui 77,42 m² de edificação e 30,92 m² de varanda, totalizando 108,34 m².
Esta foi encomendada e projetada com base nas dimensões da estrutura de fundação já existente no local, considerando as premissas apresentadas na seção 4 deste documento (Aspectos técnicos).Detalhes da planta da casa segue na figura abaixo.
O projeto atenderá os requisitos da Construção Sustentável, que por sua vez oferecerá diversas vantagens, como: utilização de materiais e técnicas menos agressivas ao meio ambiente, melhor aproveitamento dos recursos naturais renováveis, menor consumo de água, menor consumo de energia elétrica e maior qualidade e conforto interno.
Numa edificação residencial podemos dividir os itens sustentáveis em três grupos:
- Materiais: a utilização de materiais regionais (menos emissão por transporte), menos agressivos ao ambiente (menor emissão de CO2 e COV’s), materiais certificados (garantia de respeito ao meio ambiente e as leis trabalhistas), materiais de origem rapidamente renováveis, entre outros. Ex.: Cimento CPIII (menos emissão de CO2), Tintas e vernizes livres de COV’s;
- Energia: aproveitamento de iluminação e ventilação natural, equipamentos elétricos de alto desempenho energético, lâmpadas de baixo consumo, aquecimento solar para água, placas fotovoltaicas, geradores eólicos, fiação corretamente dimensionada;
- Água: louças e metais de baixo consumo, captação e aproveitamento de água pluvial, reaproveitamento de águas cinza, sistema de tratamento de esgoto.
Além do resultado positivo ao meio ambiente, ainda temos resultado positivo em termos econômicos com a redução nas contas de água e energia.
Cerca de 80% dos gastos com uma edificação se referem ao seu uso e manutenção e é nesse ponto que a construção sustentável gera economia e sustentabilidade.
Dentre essas classes dos recursos naturais citados, serão utilizados no Projeto Ornithos todas as ferramentas viáveis para deixar a estrutura em harmonia com a paisagem local, gerando o mínimo de impacto possível.
5.5. Hidrologia da área
A Bacia Litorânea no Estado do Paraná, Brasil, é coberta por Floresta Atlântica ainda bastante preservada, o que confere a região algumas características peculiares como biodiversidade, ecoturismo, área de proteção ambiental, entre outros.
A localização do Rancho Ornithos está na sub-bacia do Rio Nhundiaquára, o qual faz parte da Bacia Litorânea Paranaense. Esta sub-bacia possui extensão de 214 Km² e está localizada na vertente oriental da Serra do Mar, no Estado do Paraná. Seus rios constituintes são os rios Nhundiaquará, Ipiranga e Cachoeira.
O Rio Nhundiaquára é o mais próximo da propriedade Ornithos, passando a 35 metros de distância do Centro de Promoção do Conhecimento da Vida Natural (Ornithos). Esta sub-bacia possui cinco (5) principais afluentes, que são: Rio Mãe Catira, Rio Sagrado, Rio Marumbi, Rio do Pinto e Rio Saquarema. Estes rios possuem uma superfície de 311 Km², com afluentes que nascem na Serra dos Órgãos, do Leão, da Igreja e Canavieiras. De acordo com a Qualidade das Águas Interiores do Estado do Paraná, a disponibilidade hídrica superficial do Rio Nhundiaquára é de 12m³/s.
Apesar da identificação de todos esses afluentes, via analise de mapas hidrográficos da região, imagens de sensoriamento remoto e vistorias no local, não foi possível coligar a origem da contribuição do corpo hídrico existente na propriedade, devido ao fato de este encontrar-se canalizado a montante e a jusante da área pretendida.
- Localização da área pretendida em carta topográfica do IBGE;
- Localização da área pretendida em carta topográfica do DSG;
- Áreas de Proteção Ambiental e unidades de Conservação na região;
- Planta situacional de modelo de elevação digital da região;
- Mapa de caracterização de solos na região.
- Introdução
- Objetivo
- Aspectos Legais
- Aspectos Técnicos
- Apresentação do Projeto
- Atividades Desenvolvidas pelo Projeto
- Abrangência do Projeto Ornithos
- Benefícios Gerados pelo Projeto Ornithos
- Conclusões e Considerações Finais
- Equipe Técnica
REALIZAÇÂO:
Nenhum comentário