Som misterioso
Recentemente um casal de amigos que moram em uma área de Floresta Atlântica, em São Sebastião/SP, enviaram me um arquivo de áudio que incluo no fim desta postagem.
O local onde eles moram (Una ou sertão do Una, não lembro bem o nome) é no meio da floresta.
Alguns dias atrás este casal de amigos escutou um som estranho que vinha da mata tarde da noite. Foram até o terraço da casa e levaram um gravador.
A princípio eles acharam que se tratava de uma matilha de cães, pois o som lembra muito latidos de cachorro.
Porém o som veio se aproximando, passou por eles e se afastou… e sempre pela copa das árvores (aparentemente).
Leia o relato de meus amigos:
“Antes de ontem à noite escutamos uns sons muito estranhos e fortes.
Como vc sabe aqui, à noite, é muito escuro.
Logo de cara pensamos que eram cachorros, mas ao descer e sair no terraço, já com o gravador, percebemos que vinha do alto.
Não dava para ver nada: o som veio de longe pelo alto das copas e foi chegando mais perto e ficando mais forte.
Dava a impressão de ser mais de um individuo, pareciam chamados e respostas.
Pareciam vozes de bichos de pelo.
Pela velocidade com que o som aumentou e se afastou de novo, sem fazer algazarra ou movimentos audíveis nos galhos e folhas, pensamos em alguma ave.
Você poderia nos ajudar?
Estou mandando a gravação em wma, que o windows toca…
…Fico aguardando sua resposta.”
Sem dúvida parecem cães no princípio, porém se prestarmos atenção nota-se que não o são. Enviei o áudio para alguns especialistas e eles também estão “quebrando a cabeça” pra tentar descobrir do que se trata.
Como, segundo a narração de meus amigos, o som deu a nítida impressão de “passar voando” penso que pode sim tratarem-se de aves. Além disso estamos no período de migração e muitas espécies de aves costumam migrar a noite. Poderiam ser chamados de localização entre os indivíduos de um bando migratório. Também não descarto a possibilidade de um mamífero em agonia nas garras de um predador, mas acho pouco provável.
Já foi cogitada a hipótese de serem iraras, que locomovem-se bem pelas árvores… mas não acho que se locomoveriam tão rápido.
Um especialista comentou que se parece muito com Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e/ou cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)… mas pela copa das árvores não seria possível. Então pedi a meus amigos que enviassem maiores detalhes sobre o local, como montanhas altas ao redor de onde moram, se o som passou por cima deles ou das montanhas, e qualquer informação relevante para o entendimento de como foi o ocorrido. Segue abaixo.
A gravação, no meu entender, deixa isso claro. E acredito tratar-se de algum bando de aves em migração noturna.
Como o arquivo de áudio excedia o tamanho máximo permitido para upload de arquivos no site, postei como vídeo no YouTube e incorporei aqui.
Segue o áudio:
Sugestões? clique no botão contato e envie seu palpite.
Nenhum comentário