Coruja-orelhuda (Asio clamator)

Coruja-orelhuda (Asio clamator) – Striped Owl

A coruja-orelhuda é um Strigiforme da família Strigidae.


Conhecida também como coruja-gato (Pernambuco), coruja-listrada e mocho-orelhudo. Seu nome científico significa: do (latim) asio = tipo de coruja orelhuda; e do (latim) clamare, clamator = gritador, aquele que grita. ⇒ Coruja orelhuda gritadora.

Coruja de tamanho médio, medindo de 34 a 42 cm (macho) e de 34 a 40 cm (fêmea). O macho pesa de 335 a 553 gramas e a fêmea de 390 a 563 gramas. A asa mede de 228 a 294 milímetros e a cauda de 127 a 165 milímetros.
Ambos os sexos são semelhantes, sendo que a fêmea é ligeiramente maior do que os indivíduos do sexo masculino.


Alimenta-se de ratos (inclusive dos maiores), morcegos, anfíbios, répteis, insetos grandes e aves. O grande comprimento das garras sugere que preda animais grandes (mais de 200 g) em relação ao seu tamanho.


Ativa principalmente à noite e no crepúsculo, embora também possa caçar de dia no período reprodutivo. Caça voando baixo e mergulhando sobre a presa ou partindo de um poleiro para capturar a presa no substrato. Pousa em galhos de árvores e arbustos, bem como em mourões de cerca, sinais de trânsito e cabos de eletricidade ou telefônicos.


Ocorre em matas tropicais, bordas de mata, matas ciliares, caatinga, cerrados, áreas alagadas, campos de cultivo, clareiras com vegetação herbácea, manchas de mata, e áreas urbanas como o Rio de Janeiro. Aparentemente se beneficia da interferência humana na paisagem.

Encontrada em todo o território brasileiro. Encontrada também no sul do México, América Central e América do Sul da Venezuela à Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Do nível do mar até 2000 m de altitude.

Fonte: WikiAves

0
Picapauzinho-verde-carijó (Veniliornis spilogaster)

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe um comentário