Nem só de aves… (4)

Nem só de aves vive a Mata Atlântica!

E a nova sede Ornithos é um ótimo lugar para notar isso.

Além dos comedouros junto a casa sede, esses que vemos ao vivo no site, também há alguns pontos com alimento para atrair outras espécies de aves na trilha da reserva.

Logo notei que as poucas bananas deixadas na trilha estavam desaparecendo por completo, sem sobras deixadas para trás. Logo deduzi que não eram aves que as consumiam. Mas algumas pegadas próximas levantaram um suspeito.

Hoje coloquei mais bananas e segui até o fim da trilha. Gastei algum tempo filmando araçaris-poca (Selenidera maculirostris) e retornei pelo mesmo caminho.

E lá estava meu suspeito.

Um cachorro-do-mato, também conhecido por graxaim (Cerdocyon thous) saboreava graxaimMas frutas deixadas no chão.

O graxaim, nome mais usado por aqui, é um mamífero da família dos canídeos, amplamente distribuído pela América do Sul. Medem cerca de 65 cm de comprimento, com pelagem cinza-clara de base amarelada, e faixa dorsal negra, que se estende da nuca à ponta da cauda. São onívoros e oportunistas, e sua dieta consiste de frutas, ovos, artrópodes, répteis, pequenos mamíferos e até carcaças de animais mortos.

Abaixo está o vídeo do indivíduo que encontrei hoje (09/04/2015). Apesar de considerado notívago este parece sentir-se bem a vontade circulando por aqui durante o dia.


Selecione 1080p HD nas configurações do player para melhor qualidade de imagem.

0
Birding in the Atlantic Rainforest – Ep. 1 Nem só de Aves… (3)

Nenhum comentário

No comments yet

Deixe um comentário