Tangara (Thraupis) ornata – Sanhaçu-de-encontro-amarelo
O sanhaçu-de-encontro-amarelo é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Conhecido também como sanhaço-da-serra, sanhaço-de-encontro e sanhaço-rei.
Espécie facilmente identificável pela coloração azul-acinzentada escura e coberteiras superiores das asas amarelas, diferenciando-se bem das outras espécies de sanhaços. Em alguns indivíduos, independente do sexo e da distribuição geográfica, o amarelo das primárias estende-se por todas as rêmiges, chegando até a região uropiginal.
Frutas pequenas e geralmente duras de árvores, arbustos e cipós. Se alimenta também de folhas, botões e néctar podendo caçar insetos em vôo como cupins e borboletas.
Ao se alimentar de frutos contribui para a dispersão de sementes em áreas verdes urbanas.
Os ninhos geralmente têm forma de cesto aberto bem elaborado construido pelo casal, às vezes entre grandes bromélias. A fêmea coloca, geralmente, 2 a 3 ovos. Os filhotes deixam o ninho com 18 dias.
Habita beira de matas e de capoeiras. No inverno, juntam-se a grandes bandos mistos de espécies de outras famílias, comportamento útil na proteção contra inimigos. (fonte: Wikiaves).
Espécie endêmica do Brasil. Ocorre da Bahia à Santa Catarina.
Selecione 1080p HD nas configurações do player para melhor qualidade de imagem.
Nenhum comentário