Vídeo – Tachuris rubrigastra – Papa-piri
O Papa-piri é uma ave passeriforme. Essa espécie está sem família definida pelo CBRO na Lista de Aves do Brasil de 25 de janeiro de 2011. Conhecido também como Bonito-do-piri.
Seu nome significa: do (guarani) tachuri, tarichú = nome indígena guarani para várias aves de pequeno porte; e do (latim) rubi, rubeus = vermelho; e gaster, gastris = barriga. ⇒ Pequeno pássaro com barriga vermelha.
Medindo apenas 11 centímetros, é inconfundível por sua plumagem colorida, sendo possível identificar oito cores: na região das costas, verde brilhante, mesclando tons diversos e modificando-se de acordo com a inclinação e intensidade da luz; a cabeça é negra, com a região da nuca vermelha, faces azuis e longa linha amarela próxima aos olhos; a garganta é amarelo-clara, quase esbranquiçada, tornando-se um amarelo mais intenso ao longo do peito e abdômen; as asas são negras, com algumas manchas brancas; as pernas são pretas e a íris, cor de creme.
Alimenta-se de insetos conseguidos nos ramos de taboas ou na vegetação flutuante.
Para construção de seu ninho utiliza folhas de junco molhadas.
É localmente comum em brejos, taboais e juncais altos. Voa com freqüência à pouca altura, entre moitas de vegetação, e pousa em locais abertos, quando torna-se bastante visível. Movimenta-se constantemente, às vezes permanecendo de cabeça para baixo na vegetação.
Presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (região dos lagos/litoral). Encontrado também no Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Selecione 1080p HD nas configurações do player para melhor qualidade de imagem.
Nenhum comentário