3ª Jornada Ornithos de Observação de Aves
– Realizou-se durante os dias 6 e 7 de Abril de 2013 a 3ª Jornada Ornithos de Observação de Aves –
– Agradecimentos especiais aos participantes e colaboradores Álvaro César de Araújo, Julani Felske, Renato Rocha, Amarildo Costa, Denilson Fuchs, Renata e Nigel Pitman (e filhas), Marcos Maranhão e Vivian Ludwig –
*Da esquerda p/a direita – Luciano Breves, Álvaro César de Araújo, Renata Pitman, Renato Rocha, Julani Felske, Silvana Varaschin.
No sábado, 1º dia da 3ª Jornada Ornithos, subimos a estrada da Graciosa com o objetivo de observar aves do alto da serra. Em uma rápida parada no rio Catira, aos pés da Serra do Mar, na tentativa de encontrar o socó-boi-escuro (Tigrisoma fasciatun) – que não estava lá – proporcionou belas fotos de um casal de cuspidor-de-máscara-preta (Conopophaga melanops). Também sábias-laranjeira (Turdus rufiventris), periquitos-rico (Brotogeris tirica) e um arapaçu-rajado (Xiphorhynchus fuscus) se fizeram notar. Além de um papa-formiga-de-grota que apesar de cantar muito não quis se mostrar.
*Cúspidor-de-máscara-preta (Conopophaga melanops) – esq. macho, dir. fêmea
Subimos a serra e a parada seguinte foi já no alto da serra, local conhecido como estrada do Corvo, com o objetivo de ver o corocochó (Carpornis cucullata), o beija-flor-rubi (Clytolaema rubricauda) e, com sorte, o tapaculo-preto (Scytalopus speluncae).
A sorte se provou do nosso lado. E além destes vimos ainda entufado (Merulaxis ater), pinto-do-mato (Hylopezus nattereri) e catraca (Hemitriccus obsoletus), Choquinha-de-garganta-pintada (Myrmotherula gularis), entre outras espécies mais comuns. Até uma araponga (Procnias nudicollis)vocalizou (um tanto fora de época) ali perto.
*Entufado (fêmea) – Merulaxis ater e Tapaculo-preto (fêmea) – Scytalopus speluncae
*Catraca – Hemitriccus obsoletus e Corocochó (Carpornis cucullata)
Já passando a hora do almoço seguimos para a Reserva Jaguarapira na estrada da Baitaca, onde fomos recebidos pelos os amigos Renata e Nigel Pitman. Entre as espécies que vimos no local os destaques vão para tico-tico-da-taquara (Poospiza cabanisi), chupa-dente (Conopophaga lineata), trinca-ferro (Saltator similis), saíra-lagarta (Tangara desmaresti), flautim (Schiffornis virescens), e mais um corocochó (Carpornis cucullata)que se exibiu bastante para as fotos. Encerramos o dia por volta das 17h30 e regressamos a Morretes.
*Trinca-ferro (Saltator similis) e Chupa-dente (Conopophaga lineata)
O 2º dia da Jornada começou com um excelente café-da-manhã no Hotel Camboa de Antonina. De frente para a baía pudemos observar vários ardeideos, biguás (Phalacrocorax brasilianus), tapicurus-de-cara-pelada (Phimosus infuscatus), um casal de colhereiros (Platalea ajaja) e algumas aves marinhas.
Seguimos então para o bairro Pinheirinho, região junto a baía com áreas de mange, restinga e mata atlântica.
Com a maré já um tanto alta vimos poucas aves na margem da baía, mas ali mesmo encontramos tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), garrinchão-de-bico-grande (Cantorchilus longirostris), mariquita (Parula pitiayumi), ferro-velho (Euphonia pectoralis), choca-da mata (Thamnophilus caerulescens), pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis)… seguimos entre áreas de mata atlântica e restinga onde encontramos muitos Thamnophilideos, entre eles trovoada (Drymophila ferruginea), pintadinho (Drymophila squanata), coquinha-lisa (Dysithamnus mentalis), choquinha-de-peito-pintado (Dysithamnus stictothorax), chorozinho-de-asa-vermelha (Herpsilochmus rufimarginatus) e chocão-carijó (Hypoedaleus guttatus). Bandos mistos de saíras-sete-cores, saíras-militar, tiês-galo, saíras-ferrugem e saís-azul também circulavam pela região.
*Pintadinho (Drymophila squamata) e Trovoada (Drymophila ferruginea)
*Mariquita (Parula pitiayumi) e Pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis)
Na tentativa de atrair um surucuá-grande-de-barriga-amarela (Trogon viridis) que vocalizou próximo de onde estávamos, o playback atraiu primeiro um surucuá-variado (Trogon surrucura). Primeira vez que o vejo tão ao nível do mar e primeiro registro no wikiaves para Antonina. Para a alegria dos participantes um casal do já esperado surucuá-grande-de-barriga-amarela se juntou a ele um minuto depois.
*Surucuá-variado (Trogon surrucura) e Surucuá-grande-de-barriga-amarela (Trogon viridis)
Outro primeiro registro foi o de maria-da-restinga (Phylloscartes kronei), espécie endêmica do Brasil e ameaçada de extinção. Eu já esperava encontrá-la por ali e finalmente ela apareceu. Feito este importante registro decidimos parar para o almoço.
*Maria-da-restinga – Phylloscartes kronei – foto de Álvaro César de Araújo
Já alimentados seguimos para Morretes e na estrada da Prainha (Caminho-do-Itupava), fomos atrás do tangarazinho (Ilicura militaris) que não nos decepcionou. Apareceu e fez pose para fotos. Pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii), trinca-ferro (Saltator similis), trovoada (Drymophila ferruginea) e bandos mistos também foram vistos na área, inclusive um belo macho de saí-verde (Chlorophanes spiza).
*Tangarazinho (Ilicura militaris e Saí-verde (Chlorophanes spiza)
Seguimos até a casa do meu amigo Sr. Carlito, que mantém bebedouros para beija-flores naquela região. Cerca de 7 espécies de beija-flores puderam ser vistas no local. Muitos topetinhos-verde (Lophornis chalybeus), muitos mesmo!
Jacuaçus (Penelope obscura) no alto das árvores chamaram nossa atenção, mas muito escondidas para boas fotos. Também tiê-de-topete (Lanio melanops), papa-formiga-de-grota (Myrmeciza squamosa) e várias outras espécies circulavam por ali. Quando já nos preparávamos para encerrar o dia, e a 3ª Jornada Ornithos, um grupo de tucanos apareceu. Tanto o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinos) quanto o tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) faziam parte do grupo, mas só o de bico-preto ficou visível enquanto regurgitava sementes do alto de uma árvore seca.
*Papa-formiga-de-grota (Mirmeciza squamosa) e Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus)
Durante o evento foram visitadas áreas de Morretes, Antonina e Quatro Barras e o saldo final foi de 125 espécies foram registradas – Veja a lista completa.
Em breve realizaremos a 4ª Jornada Ornithos de Observação de Aves. Fiquem ligados!
Luciano Breves
Nenhum comentário